compartilhar

sábado, 23 de março de 2019

Que fazer quando achamos que alguém nos feriu?


Repensando e Personalizando lições do curso “21 Dias de   Abundância. 




Escrito como uma interpretação  geral da Lição  15 , de 21 Dias de Abundância de Deepak Chopra , por Yvone Elizabeth Svelga . As frases em vermelho são as recebidas da lição originalmente. Todo o resto do resto é interpretação minha.


 A lição sugere uma “ carta de agradecimento a alguém que nos feriu” 

. Pessoalmente eu acho esse enunciado muito confuso. Como podemos “agradecer” a alguém que nos feriu? Que “alguém” nos feriu é uma percepção, não um fato. Se fosse um fato não haveria nada a fazer ou desfazer. Nós só podemos agradecer o fato de percebermos que “ninguém’ nos feriu “ ,nem nós mesmos ; e que estamos muito bem e intactos , independente de qualquer mal-entendido ou aparente situação de agressão.

 Esta lição,no meu ver ,  trabalha com alguém que acreditamos  nos feriu/fere  ou nos fez/faz mal. Se achar necessário pode escrever uma carta expressando suas crenças e sentimentos/pensamentos negativos, raiva, etc  Lembre-se que  tudo isso são imagens guardadas dentro de você . Mesmo que o outro pareça ter” vida própria e estar fora”, esses sentimentos estão dentro de você; e poluem e fazem mal a VOCÊ. Várias pessoas podem surgir; reflita, escolha uma única pessoa de cada vez.”


É importante lembrar que ninguém tem o poder de “nos ferir” a menos que                nós (consciente ou inconscientemente tenhamos aberto uma “fenda” ou “entregado” esse poder) . Permita-se limpar essas imagens/memórias/interpretações negativas da sua mente. Independente desse “outro”, você tem o direito de manter dentro de você só aquilo que lhe faz bem. Quando você recebe spam no seu computador, o que faz? 


     Lembre-se: quando você pega lixo (ainda que ele inicialmente seja do outro) ele passa a ser seu e é você que fica sujo. É como se alguém jogasse um ovo podre na sua mão: ainda que esse ovo tenha vindo de fora, você não vai ficar com a mão grudenta e fedendo? Vai?  Você pode, e assim fica culpando esse outro indefinidamente; e sua mão continua imunda, e você miserável.  Ou você vai para uma torneira, lava bem as mãos e passa um creme perfumado?


 Decida libertar-se do lixo, não importa de onde ele tenha vindo.  Escreva uma carta de próprio punho agradecendo ...........Acredito que só podemos agradecer a nós mesmos  o fato de fazer   imagens mais limpas e saudáveis ( para o exercício , no caso dessa pessoa escolhida) dentro de VOCÊ .. Pense nessa pessoa e crie uma nova imagem/sentimento/memória. Imagine uma cena diferente: pode ser uma cena neutra, ou até engraçada ou ridícula para começar.  Não force, faça como se fosse uma brincadeira.


 Vou dar um pequeno exemplo: Suponhamos que há uma colega de trabalho que parece rude, mal educada, agressiva  e sempre criticando o que você faz ; essa é a sua percepção .  Pode começar imaginando-a “ridícula”, vindo trabalhar de pijama e bobes na cabeça; repita até que os sentimentos negativos comecem a diminuir. Depois pode imaginá-la engraçada, talvez vestida de palhaça e fazendo um pequeno show. Procure sentir-se mais tranquil@ na presença dela, menos intimidad@ . E, finalmente, sem forçar, imagine essa pessoa sendo cordial, dizendo bom dia ou obrigada .


 Você estará fazendo um grande favor a essa pessoa “dentro de você”; ou seja, a você mesm@. E essa mudança sua pode até inspirar a pessoa “ lá fora” . Quando sua sintonia está mais calma, você tende a influenciar os  outros, até mesmo os “ monstrengos” .



 Quando você diz fulano de tal é “ estupido, grosseiro, mal intencionado  – independente de que ele/ela  o sejam – você está “evocando” sentimentos de estúpido, grosseiro e mal intencionado dentro de Você . E é a você que eles ferem .  É melhor pensar que esse “fulano” é uma árvore  ou uma tartaruga. Muito mais útil e menos nocivo .  Há um versículo na Bíblia que diz “ Não cuidais vós dos de dentro ( seus pensamentos/sentimentos/percepções)? Dos de fora, Ele cuidará. “ ( gosto de interpretar a Bíblia psicológica e simbolicamente ) .


 Pode escrever uma carta de próprio punho a você mesmo agradecendo o fato de estar sendo mais seletivo nos seus arquivos mentais. Jogando fora o lixo, limpando, restaurando  e refazendo-os. E assim abrindo espaço para o Bom e o Bem, e para que seus talentos possam ser percebidos e expressados mais e melhor.   


https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-forgiveness/acim-practical-forgiveness-tool

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Por que estou aqui? Provavelmente porque não sei,  ou não lembro de como estar num lugar melhor.   O atoleiro, o buraco, não é nem o d...